Vik Muniz



“Não é bem o material ou o tema, o inusitado é como essas coisas se relacionam”. 

Vik Muniz  - Foto Luciana Prezia

Artista plástico, fotógrafo e desenhista brasileiro com reconhecimento mundial,  aos 23 anos foi em Nova Iorque onde se consagrou no mundo da arte,  tem um curriculum tão extenso, 52 páginas com sua biografia, para conhecer o trabalho deste grande artista, é só conferir no link que esta abaixo,
 
Começou a trabalhar com arte fazendo esculturas e aos 27 anos  comprou sua primeira câmera e incorporou a fotografia em seus trabalhos, sempre registrando suas obras.

Boa parte delas são desenhos criados com materiais diversos como arame, açúcar, chocolate, doce de leite, catchup, poeira e sucata. 

“Não é bem o material ou o tema, o inusitado é como essas coisas se relacionam”.

O retrato de Monalisa em pasta de amendoim e geléia, Elizabeth Taylor desenhada com diamantes e o Frankenstein em caviar são obras da série “The Best Of Life”.


“A série The Best of Life são desenhos de fotografias muito famosas feitas completamente da memória. Quando os desenhos eram bons o suficiente para se parecer como uma má reprodução da imagem original, eu os fotografei e imprimi com a mesma amostra de tons que nós normalmente vemos nessas imagens. Nesses trabalhos eu tentei encontrar como a fotografia se parece em nossa cabeça quando não estamos olhando para ela. Elas trazem as estruturas das famosas fotos, mas, na verdade, são muito diferentes” explica o artista.

Suas obras podem ser encontradas em importantes acervos, como da Tate Modern e do Victoria & Albert Museum, ambos em Londres.

Muniz foi curador da mostra “Artist’s Choice”, a convite do Museum of Modern Art (MoMA New York) e em sua exposição em São Paulo, estiveram séries famosas como “Pictures of Chocolate” (1997), retratos recriados com chocolate derretido, “Pictures of Clouds” (2001), registros de nuvens artificiais feitas com a fumaça de um avião, “The Best of Life” (1989), e outras bastante recentes, como ”Pictures of Garbage” (documentário brasileiro indicado ao Oscar), de 2009. Este último foi feito com ajuda do seu próprio tema: catadores de lixo do aterro de Gramacho (RJ), que, após serem fotografados, trabalharam ao lado do artista no processo de montagem das obras, selecionando as imagens, "Pictures of Paper"(2010) e Relicario (2011).


Confira alguns dos trabalhos de Vik Muniz

























Vik Muniz em Brasília - Foto Luciana Prezia
Livro Vik Muniz