Patrick Demarchelier


Admiro muito o trabalho de  Patrick Demarchelier, entre os fotógrafos internacionais vivos, ele é umas das minhas principais referências e fonte de inspiração. Já tive o prazer de fotográfa-lo em desfiles da semana de moda em Nova York, onde sempre foi muito atencioso e simpático. Me lembro bem em um desfile da CK em 2008, onde eu precisava fotografar algumas celebridades na Front Row, que é muito mais restrito e poucos fotógrafos tem esse acesso ao social (não é igual a SPFW), Patrick Demarchelier estava sentando ao lado de Anna Wintour e em frente as celebridades, percebeu a nossa dificuldade estávamos passando (dois fotógrafos e eu), não é que ele levantou e foi ajudar! Sensacional. Não vou nunca esquecer. Aproveito este momento para agradecer novamente! 

 

 Patrick Demarchelier Foto: Luciana Prezia


Patrick Demarchelier é um dos elite mundial entre os fotógrafos e tem visto o seu trabalho publicado nas carteiras das principais revistas de moda internacionais. Ele também tem sido regularmente contratado para filmar campanhas publicitárias extravagante para alto perfil marcas como Chanel, Louis Vuitton, Estée Lauder, Armani, Versace, Calvin Klein, L'Oreal, Ralph Lauren, Banana Republic e Christian Dior. 

Passou 15 anos na Vogue antes de assinar um contrato exclusivo com a Harper Bazaar e Publicações Hearst em 1992, que continua até hoje. Suas imagens foram mostradas em um grande número de exposições e publicou três livros, Patrick Demarchelier: Photographs (1995), Elegance Expor (1997) e Formas (1998).

Patrick Demarchelier nasceu nos arredores de Paris, em 1943, passou sua infância na cidade portuária do norte de Le Havre, e se mudou para Nova York em 1975.
Aos 17 anos seu tio me deu uma camera de presente e começou tirar fotos de amigos, casamentos, bem auto-didata. O  primeiro emprego em tempo integral dentro de fotografia foi a impressão e retoque fotos de passaporte para um laboratório de foto pequena no norte da França. Aos 20 anos,  mudou-se para Paris, conseguiu trabalhar em um laboratório, impressão de fotografias de jornal. Em seguida conseguiu um trabalhar como assistente de um fotógrafo e com um pouco mais de experiência virou fotógrafo para Paris Agência Modelo de Planejamento após ano foi trabalhar como assistente do Top fotógrafo Hans Feurer.
Foto: Patrick Demarchelier
Patrick Demarchelier durante seu tempo como assistente aprendeu muito e principalmente a ter autonomia  e segurança nas suas fotografias, tradicional escola da vida, podemos dizer. Em entrevistas ele sempre diz que cometeu vários erros, mas passou a aprender com eles e foi melhorando com a prática, fotos dia a dia. Até aconselha aos novatos para que existe hoje muita competição e que deve treinar todos os dias, ser assistente, estudar bastante e aprender que a fotografia é seu estilo de vida.
A maioria dos fotógrafos tem  inspiração em outros fotógrafos e para ele não é diferente, suas principais referência para moda e fotografia Richard Avedon, Helmut Newton, Irving Penn.

"São ótimos fotógrafos e grandes pessoas. Trabalharam duro e fizeram grande trabalhos com muita elegância, não só para publicidade e mas para projetos pessoais. Eles fizeram muitas fotos nas quais Patrick gostaria de ter feito e estado naquele momento.
Rodou pela Europa fotografando para Revistas Elle e Marie Claire. Em 1975 mudou-se para Nova Iorque conquistando vários clientes pelo mundo com suas belas imagens espontâneas e foi chamado para fazer os registros oficiais da Princesa Diana, para fazer o primeiro retrato ele pensou em diferentes possíveis situações, a primeira era ganhar a confiança e quebrar as resistências, mas a Princesa era tão simples que acabaram ficando bem íntimos. Foi o primeiro fotografar a Família Real unida.

Foto: Patrick Demarchelier

Hoje ele é  doa principais nomes da fotografia de moda do mundo e um dos queridinhos de Anna Wintour no qual ela escreveu no livro que ele laçou sobre o panorama da moda mundial.
Foto: Patrick Demarchelier

Hoje ele vive em Nova York seu estúdio fica no Chelsea e tem três andares. Tem diferentes modelos de equipamentos fotográficos e mas a sua paixão especial pela é  Hasselblad, uma camera de altíssima qualidade, lentes Zeiss e design simples, que ele diz "caiu como uma luva nas mãos". Quando vai em busca de algum equipamento novo, ele prioriza sempre a alta qualidade ótica, confiabilidade mecânica e  principalmente o conforto na "pegada" da camera, na maioria de seus trabalhos para ter mais liberdade e tornar o momento mais espontâneo ele prefere segurar a camera em vez de usar um tripé. 

Algumas fotos de Patrick Demarchelier que eu ADORO:



















































 Fontes: Patrick Demarchelier / Wikipédia / Google / Models.com