Karl Lagerfeld revela sua paixão pela fotografia


Designer de alta moda Karl Lagerfeld (nascido em 1938) ganhou fama internacional por seu trabalho com várias casas de estilo parisiense. (Fotos Karl Lagerfeld e Reprodução)

O estilista Karl Lagerfeld nasceu em 10 de setembro de 1938, em Hamburgo, Alemanha. Seu pai era sueco, de uma família de banqueiro, e fez a fortuna da família através da introdução de leite em pó para a Europa. Sua mãe elegante e na moda era mais jovem que seu pai, e ela adorava as fragrâncias, todas as qualidades que influenciam fortemente a vida e a carreira de Lagerfeld.
Lagerfeld levou uma infância protegida, aprendendo cedo para falar fluentemente francês, Inglês e Italiano, bem como seu alemão nativo. Quando criança ele sempre foi interessado em moda e se debruçaram sobre os livros de história mais para o traje gravuras e descrições do que para os contos campo de batalha. Projetando e desenhando vestidos, ele relatou, foi a sua infância favorito passatempo.

Aos 14 anos, Lagerfeld foi para Paris para estudar, mas com a intenção  de se envolver no mundo da alta costura francesa. Era suntuoso, com a pós-guerra as mulheres se vestiam com mais elegância. Grandes eventos, festas e as mulheres da sociedade disputavam nos grandes salões os melhores vestidos da moda em Alta Costura. 

Em 1954, Lagerfeld mandou um de seus esboços para o " International Wool Secretariat Competition", por ser aberto a todos designer a concorrência era grande e os jurados eram apenas Pierre Balmain, Jacques Fath e Hubert Givenchy estavam entre os juízes. Lagerfeld, apenas 16 anos, recebeu o prêmio de melhor desenho.

Pierre Balmain, ofereceu o Lagerfeld jovens um trabalho que trabalha em sua casa de alta costura. Ele assumiu a posição cobiçada, ficou por três anos, aprendendo truques do comércio da moda. Aos 20 anos , tornou-se projetista-chefe para a casa de Jean Patou, onde trabalhou por cinco anos, projetando duas coleções anuais. Desafios era que Lagerfeld sempre buscava e foi assim que inicio como freelancer.

Começou a trabalhar para casas de design francês e italiano, projetando coleções de pele e para a irmãs Fendi, além de desenhar para a Chloe, onde 1975 criou a sua primeira fragrância. Em seguida lançou suas próprias, "Lagerfeld para homens," seguido de "KL" e "Homme KL". Lagerfeld já era muito respeitado no mundo da moda tornou-se o diretor criativo e designer chefe para a Maison Chanel. 

Como um tubarão, estilo Lagerfeld nunca parece descansar, ele supervisionava todas suas casas e criava coleções anuais. Encontrou tempo para a arte como amante da ópera, teatro e filmes, criou figurinos para La Scala, em Milão, para os jogos Schnitzler e para muitos filmes, incluindo The Sun Also Rises, Festa de Babette, Viva le Vie, e de  Le General de L'Armee Morte. Seus outros hobbies incluídos decoração e restauração de antigos casarões. 


Solteiro viajou por toda a Europa coletando móveis antigos e aquisição de pinturas do século XVII, bem como muitas formas de arte moderna. Era conhecido por sua vasta biblioteca de livros de história da moda e figurino. No entanto, o homem não era nada se não for profundamente sintonizado com os tempos modernos; decorou outro Monte Carlo casa com mobiliário e arte colorida pelo grupo de design de vanguarda modernista Memphis.



Sua paixão pela fotografia começou de maneira fortuita, em 1987, após começar seu trabalho na maison Chanel.

O estilista alemão Karl Lagerfeld, diretor artístico da maison Chanel, mostra sua paixão pela fotografia em uma exposição, em Paris, que incluiu imagens do mundo da moda além de fotos experimentais de paisagens urbanas, nus e naturezas mortas. 

"The Big Picture" para Lagerfeld, escolher o modelo certo é crucial. Hoje ele não consegue se imaginar sem a fotografia, ele diz que olha a vida e a moda através de suas lentes.


A exposição na Maison Européenne de la Photographie, que reúne cerca de 400 imagens, não é uma retrospectiva, e sim a maior exibição de suas fotos, disse Lagerlfeld em um entrevista à AFP em Paris.








      










Sua paixão pela fotografia começou de maneira fortuita, em 1987, após começar seu trabalho na maison Chanel. Um dia, ao expressar sua insatisfação com as fotos mostradas pelo diretor de fotografia da maison na época, ouviu dele que, se não gostava, que ele mesmo fizesse.


"Se você é tão difícil, faça você mesmo", disse o diretor de fotografia, segundo Lagerfeld. Isso fez com que o estilista descobrisse o mundo da fotografia, no qual tem explorado infinitas possibilidades técnicas.
A retrospectiva, "Caminho do Trabalho", que acontece até 31 de outubro, mescla fotos de fachadas de edifícios de Nova York, ruas de Paris, os jardins de Versalhes, Roma sob uma tempestade, Capri, retratos de celebridades e estrelas da moda.


"No começo eu era apenas um principiante, daquele tipo que faz fotos hoje com o celular", disse o estilista, que nasceu em Hamburgo, Alemanha, em 1933. Lagerfeld explicou que a maior parte das fotos expostas foram feitas com uma pequena câmera Fuji, que leva para todos os lugares.

Na mostra estão também expostos retratos de personalidades das artes e do cinema, como Jack Nicholson, vestido com uma camisa vermelha, Maria Callas, David Lynch e Monica Bellucci.

 


Em algumas imagens a cor foi fixada com pigmentos de maquiagem. "Há uma grande riqueza de possibilidades técnicas. Isso é o que me interessa!", disse o estilista diante de uma série de imagens inspiradas pelo filme "Metropolis" publicadas na revista Vogue.












 



"Lagerfeld se interessa tanto pelo material como pelo meio, assim como faz com um tecido de Alta-Costura", diz Anne Cartier-Bresson, especialista em restauro de fotografias. Lagerfeld "não é um fotógrafo de moda, e sim um verdadeiro criador de imagens", acrescentou.






Para o estilista, esta nova faceta permitiu "ampliar seu campo de visão". "Agora visualizo mais. Antes, tinha na cabeça apenas a costura. E fazer sempre a mesma coisa todo tempo me aborrecia", confessa Lagerfeld.






 






    











 








  

 






   




 















Fontes: Uol / Google/ Vogue UK/ Wikipédia

Publicações

Por Lagerfeld:

Livros selecionados
  • Karl Lagerfeld: A Moda Journal-um registro visual de vestir criativa Anna Piaggi e auto-edição, com Anna Piaggi, Nova York, Londres e Stuttgart, 1986.
  • Gilbert Poillerat, Maître Ferronnier, com François Baudot, Paris, 1992.
  • Karl Lagerfeld: Off the Record, Göttingen, Alemanha, 1994, 1995 Chanel, Paris, 1995..
  • Karl Lagerfeld: Grunewald, Göttingen, 1995.
  • Claudia Schiffer, London, 1995.
  • Visionen, Göttingen, 1996.
  • Partes do Corpo, Colônia, 1997.
  • Karl Lagerfeld: Parti Pris, Bonn, 1998.
  • A Casa na Árvores e Malaparte Casa, ambos com Eric Pfrunder e Gerhard Steidl, tanto Göttingen, 1998.
  • Aktstrakt, Göttingen, 2000.
  • Escape From Circunstâncias, Göttingen & London, 2000.
  • editor, Iwao Yamawaki, Göttingen & London, 2001.
  • Arquitetura moderna italiana, Göttingen & London, 2001.




Lagerfeld em:

Livros
  • Milbank, Caroline Rennolds, Couture: The Designers Grande, New York, 1985.
  • Piaggi, Anna, Karl Lagerfeld: Um jornal de moda, Londres, 1986.
  • Perschetz, Lois, ed., W, A Vida Projetando, New York, 1987.
  • Howell, Georgina, Sultans of Style: Trinta Anos de Moda e Passion 1960-1990, Londres, 1990.
  • Stegemeyer, Anne, Quem é Quem na Moda, Terceira Edição, New York, 1996.Artigos


Fontes: AFP/ Uol / Google/ Vogue UK/ Wikipédia