Jacques Dequeker - Entrevista sobre 3D

ACHEI UMA  ENTREVISTA RECENTE COM O FOTÓGRAFO DE MODA JACQUES DEQUEKER


Blog Paraty em Foco.


A fotografia 3D ainda não pegou e talvez não venha a ser uma realidade, tento há mais de um ano publicar meus trabalhos em 3D e sempre fica difícil concretizar, seja pelo custo dos óculos ou por medo do cliente.

Jacques Dequeker - Foto Luciana Prezia

Como você avalia o panorama atual da fotografia de moda?

Jacques Dequeker: Acho que a fotografia de moda está em busca de novidades, tem muita gente boa no mercado e acaba ficando tudo meio parecido, ainda mais depois da era digital e toda nova tecnologia (claro que não estou falando dos grandes nomes como Steven Meisel, Mert & Marcus, e outros ícones da moda). Todos estão em busca de algo novo pois é difícil se destacar. Os editoriais e campanhas filmadas são uma novidade que vão agitar o próximo ano, pois as revistas digitais e a nova tecnologia das câmeras abriram este espaço e serão a “bola da vez”.

Foto : Jacques Dequeker / Campnha LOOL

A fotografia 3D ainda não pegou e talvez não venha a ser uma realidade, tento há mais de um ano publicar meus trabalhos em 3D e sempre fica difícil concretizar, seja pelo custo dos óculos ou por medo do cliente, mesmo assim publiquei alguns trabalhos em 3D este ano. Fotografar editoriais de moda no Brasil é sempre mais difícil do que “lá fora”, pois não temos a mesma verba e nem o mesmo prazo de entrega. Aqui fotografamos quase sem recursos e temos que entregá-los logo em seguida, diferente de outros mercados onde tudo é feito muito antes de ser publicado. Acho que o fotógrafo de moda no Brasil é no mínimo criativo.


Jacques Dequeker , Felipe Veloso, Max Weber
e Talita Pugliesy- Foto Luciana Prezia

Qual o caminho que fotógrafo deve percorrer para chegar aonde você chegou visualmente?

É interessante ser assistente de algum fotógrafo que atue na área desejada, no meu caso não foi bem assim; eu fui assistente de fotógrafos de publicidade, mas meu pensamento foi a moda desde o início.

A determinação e autenticidade são fundamentais e, claro, a SORTE sempre é bem vinda. O mercado da moda é muito fechado e só se entra nele com alguma novidade para mostrar, e depois para se manter nele é preciso de cada vez mais novidades, por isto exercitar a criatividade é tão importante!.*


Making Of LOOL - Foto Luciana Prezia

A realização de projetos pessoais de fotografia colaboram ou influenciam na criação dos seus conceitos para as composições do seu trabalho com moda?
Sempre é bom de fugir dos trabalhos feitos para os clientes, é preciso fotografar para si também pois isto alimenta a alma e desenvolve a criatividade, é um exercício necessário.

Tanto meus projetos pessoais (fotografar tubarões, skate, surf) como meus filmes de moda que venho desenvolvendo me alimentam para meus trabalhos do dia-a-dia.
Quando você olha para seu trabalho desde o início, tem alguma foto ou ensaio que você hoje se arrepende de ter feito? Como você acha que podemos aprender e melhorar nosso trabalho com os erros e arrependimentos?

Não me arrependo de nada, todos meus trabalhos serviram para meu aprendizado, mas acho que gosto de apenas uns 30% do que já fiz. Se fosse ficar arrependido seria um fotógrafo frustrado.

Eu aprendo com o que não deu certo e tento corrigir, sempre penso que meu maior fã sou eu mesmo e faço o que tenho vontade no momento, assim não vou me arrepender do que me pediram para fazer e eu não acreditava.

É um pouco de egoísmo, mas o fotógrafo que não acredita no que está vendo tem que mudar de profissão, somos nós que apertamos o gatilho.

Quais fotógrafos você citaria como grande inspiração para o seu trabalho?
Irving Penn, pela elegância e Helmut Newton, pela força da imagem estes são dois grandes inspiradores para mim.

E quais artistas fora da fotografia te inspiram?
O surrealismo de Salvador Dalí seria uma boa referência.

Qual o ensaio que você sempre quis fazer, mas ainda não teve a oportunidade?
Eu queria fotografar o Mike Tyson.

Mike Tyson - Foto Reprodução

Acho que ainda prefiro os Tubarões das aventuras de Jacques e sua esposa Rachel.