Como fazer uma fotografia 3D através do processo anáglifo


Como fazer uma fotografia 3D através do processo anáglifo

A imagem 3D está se tornando o must do momento, seja nos filmes como "Avatar" ou na propaganda das TVs domésticas. Entretanto esse processo já é antigo e o efeitos podem ser obtidos de diversas maneiras. Um dos processos é o chamado "processo anáglifo". Apesar do nome estranho, com certeza você já viu alguma fotografia feita assim, pois é aquele processo em que se faz necessário o uso de um óculos bicolor (uma lente azul e uma vermelha) para visualizar o efeito.
Em 2005 fiz uma pesquisa sobre esse processo e vou aproveitar o blog para compartilhar com vocês este interessante texto assinado por Marcos Muzi, publicado no extinto Fotosite:
"De todos os processos estereoscópicos, o anáglifo é o mais popular e democrático. Sua versatilidade permite que seja utilizado em vários meios: projeção, tela de computador, televisão e impressos. Livre de calibragens e acomodações, o anáglifo permite a todos que percebam algum tipo de relevo. É também um processo extremamente econômico, permitindo o estudo da linguagem estereoscópica de forma rotineira sem grandes investimentos em equipamentos e softwares milionários. O equipamento necessário se reduz a um óculos bicolor (vermelho e cyan).
Toda a imagem estereoscópica é dupla – e cada olho deve ver exclusivamente a imagem que lhe é correspondente. Esta breve, mas fundadora definição de estereoscopia poderia ser cristalizada na seguinte quadra: olho direito, imagem direita / olho esquerdo, imagem esquerda. Todos os sistemas estereoscópicos antigos e modernos repousam sobre esta regra pétrea. As maneiras de apresentar o par estereoscópico é que conheceram inúmeras formas, do bizarro ao digital. 
O anáglifo faz uso de um engenhoso artifício, que de saída multiplica por dois o aproveitamento da imagem na tela ou do papel: as imagens esquerda e direita são impressas uma em cima da outra, superpostas, e não no pareamento que era usual na fotografia estereoscópica do século XIX. Isso porque as imagens são impressas em cores diferentes, opostas, complementares. Uma imagem é inteiramente vermelha e a outra inteiramente azul, como é comum - mas não essencial - na escolha das cores. A mágica reside no filtro de cor, que apaga a indesejada imagem não-correspondente. A imagem impressa ou projetada em azul desaparece através do filtro azul usados pelo espectador. E a imagem vermelha fica, através do mesmo filtro azul, sublinhada em poderoso preto. Da mesma forma, o filtro vermelho apaga a imagem vermelha e sublinha a azul. Bingo! Uma só imagem para cada olho!
Aí reside, curiosamente, uma de suas maiores limitações: o anáglifo não gosta muito de cor, e restitui volume mais sutilmente a partir de tons de cinza. Não obstante, os mesmos tons de cinza tornam-se eficiente argila na mão do estereoscopista...
Não obstante, o poder de resposta rápida que o anáglifo oferece faz com que este sistema seja útil na manipulação da imagem estereoscópica. Veja como abaixo. Vale lembrar que toda imagem anaglífica produz um par estéreo e todo par estéreo produz um anáglifo. 

Como realizo imagens tridimensionais hoje?

Aqui vai um receituário que indica as operações básicas do anáglifo a partir de um par estereoscópico (se precisar copie o que trazemos como exemplo para aprender, mas veja nas colunas anteriores como proceder para obter o seu próprio). Além disso, a internet oferece um número infinito de pares estereoscópicos para a pesquisa, antigos e modernos.

Aqui vai a receita:
Ingredientes: 1 Photoshop; 1 imagem estereoscópica (par); 3 canais RGB (não use layers)


1. Selecione o canal vermelho de uma das imagens do par (no Photoshop: menu Windows (janela) channels (canais). Selecione (Ctrl + A) e copie o canal vermelho (Ctrl + C);

2. Selecione o canal vermelho da outra imagem (Ctrl + A) e cole (Ctrl + V);

3. Ligue apenas a visão RGB no ícone “olho” do canal. Se você pressionar o RGB o canal vermelho ficará estático, não permitindo o ajuste da janela estéreo;

4. Pressione a tecla “V” e com o cursor ajuste a imagem.



Dicas:

- Para uma imagem colorida você vai precisar alterar a saturação do canal vermelho (menu Image / ajustes / matiz saturação escolher vermelho tirar a saturação em 30 a 50%)

- A amplitude da janela estéreo vai depender do ajuste que a imagem esquerda sofrer em relação à direita. O plano onde elas se coincidem será o plano da tela ou da impressão. Se você quer que um elemento fique aquém da janela, ajuste os canais, movendo-os para os lados. O movimento lateral fará com que a imagem retroceda ou avance. O ideal é chegar a uma visão confortável. Os exageros criam os famosos fantasmas."

O Marcos Muzi possui um álbum no Flickr para ser visitado usando-se um óculos bicolor.


Ele também possui um espaço dedicado ao assunto:http://estereoscopia.ning.com/